quarta-feira, 22 de julho de 2009

Não quero ir para a escola!

Outro dia eu estava pensando nas coisas que aprendi na faculdade, engraçado pois isso me levou a pensar no meu segundo grau e no ginásio, primário e até no jardim de infância. Não sei se hoje os nomes ainda são os mesmos, o que eu queria lembrar foram das coisas que aprendi na educação formal e que foram realmente úteis na minha vida, como adulto “formado”. Tive que voltar bastante no tempo, pois acho que a última coisa útil que foi de fato ensinado pelo sistema formal estava lá pela sexta ou sétima série, desde então o ensino formal e incluo ai a faculdade, não me ensinou absolutamente nada de realmente útil. Perdi tempo e dinheiro e em nenhum dos meus trabalhos alguém quis ver meu diploma. Até perguntam – Você se formou onde? E só, apenas perguntam e pronto, se eu falasse que tenho PhD acho que a maioria simplesmente acreditaria. Sempre fui autodidata, mas não creio ser esse o motivo da inutilidade do ensino formal, acho que mesmo aqueles que necessitam ser ensinados acabam por buscar esse conhecimento em outros lugares, fazendo cursos ou recebendo treinamento para fazer algo que lhes é útil.

O que quero dizer é que no geral e principalmente em relação ao ensino acadêmico o nosso sistema de educação se tornou inútil. A faculdade é necessária na minha carreira formal, apenas para obter um pedaço de papel. E mais tarde vejo que nem isso é útil, uma vez que nunca fui cobrado por isso em todos os meus empregos! E são quase vinte anos de profissão, sendo dez como analista de sistemas, que a princípio seria uma profissão da qual a formação deveria ser imprescindível. No entanto a faculdade não serviu praticamente para nada, tudo que aplico em minha profissão aprendi por conta própria e não estou me referindo apenas a técnica, muito pior que isso, até a visão crítica e a cultura geral que tenho não adquiri no ensino formal. E minha experiência acadêmica é grande, posso inclusive provar isso, inclusive é bem maior que eu gostaria que fosse.

Sinceramente aprendi muito mais conversando com um professor em um boteco do que em todo um semestre na sala de aula. Conversamos sobre um sistema de satélite fantástico, fiquei maravilhado com aquilo e no dia seguinte, depois que a dor de cabeça passou, procurei mais informações sobre o assunto e aprendi muito. Muito mais que o mesmo professor conseguia me ensinar em sala, pois na sala de aula ele era limitado pela grade do curso, tinha que avaliar com provas inúteis e seguir uma ditadura que serve só para engessar e limitar, nada mais.

Sobre isso, achei esse vídeo dividido em duas partes e vi que o que penso não é nenhum absurdo, pois existe gente muito mais inteligente e qualificada que eu pensando da mesma maneira.



Um comentário:

Unknown disse...

Cara, esse cara fala rápido, é um comediante e visionário.
E só consegue fritar um ovo de cada vez.

Muito bom!