Já ajudei e fui ajudado por muitas pessoas que nunca vi pessoalmente e devo dizer que algumas destas pessoas acabaram até por virar amigos mesmo. Isso é impressionante, ser amigo de alguém que na verdade não é nem conhecido. Devemos levar em conta que na Internet todos de uma forma ou de outra são anônimos. Afinal como saber se a pessoa com a qual você está conversando há algumas horas é realmente quem ela diz ser? Você acaba virando amigo de um avatar, alguém que até te ajuda é prestativo, mas que é um desconhecido.
O mais engraçado disso é que na verdade não faz diferença, conhecer virtualmente acaba sendo uma troca, pois ambos os lados sabem, mesmo que subconscientemente, o quão desconhecido é um do outro, por ser uma troca ambas as partes aceitam o desconhecimento e esse desconhecimento acaba por ser o que menos importa.
Claro que nem sempre é assim. Já tive a oportunidade de encontrar alguns destes amigos virtuais e entendam que, por serem virtuais não quer dizer que sejam menos amigos, apenas o meio foi diferente, mas isso como eu disse é o que menos importa. Pois bem, recentemente encontrei um amigo de um fórum sobre aeromodelismo - isso mesmo, minha grande paixão são essas máquinas voadoras. Tudo começou quando perguntei sobre vôo de planador, pois eu queria saber onde voar e quanto seria. Este amigo simplesmente ofereceu um vôo de ultraleve e nem quis saber de rachar combustível nem nada, fez apenas por fazer. Fez algo para alguém conhecido apenas do fórum, no caso eu e o fez apenas por boa vontade.
Por essas e por outras às vezes ainda acho que a humanidade pode ter salvação. Fiz um vôo maravilhoso, conheci pessoas educadas e de boa vontade e ainda conheci o aeroclube de Maricá. Tudo de uma vez só.
Só me resta agradecer ao “Paulão” que tornou esse vôo possível. Muito obrigado pelo vôo.