A fotografia é um momento congelado, não apenas preservado, mas antes de tudo preservando lembranças e sentimentos. Pessoas e lugares amados tornam-se permanentes em um pequeno instante do apertar de um botão. Um clique! E pronto, um pequeno átimo de tempo torna-se perpétuo.
Sempre amei esta arte e durante muito tempo ela esteve adormecida por causa principalmente do meu trabalho. Outro dia quando eu estava no elevador escutei um senhor, devia ter uns sessenta anos, comentar com o acessorista – É... mais um ano se passa e tudo permanece igual, nada muda, apenas o tempo passa.
Quando escutei isso tive um misto de alegria e tristeza pois é triste ver alguém como aquele senhor falar algo assim da própria vida, como se a vida dele estivesse apenas a passar por si mesmo. Ao mesmo tempo lembrei da atitude que tomei, larguei o meu antigo emprego e não apenas um emprego, mas simplesmente mudei de profissão. Até ano passado era analista de sistemas e até que não era um cara ruim, cheguei até a ganhar prêmios, não muito merecido de minha parte, ao menos acho isso, mas enfim, ganhei. Pois então, não sou mais analista de sistemas, virei fotógrafo.
Na verdade desde muito cedo tem três coisas que sempre estiveram na minha vida, a informática, a aviação e a fotografia. Como a informática me rendeu dinheiro primeiro as outras foram esquecidas, não posso dizer que sou aviador, pois para isso seria necessário ter a habilitação e o treinamento correto que é caríssimo, mas fotógrafo sempre fui, nunca deixei de fazer meus registros fotográficos. Mas nunca ganhei dinheiro com isso.
Nos últimos tempos a informática virou algo quase que torturante para mim. Não conseguia fazer meu trabalho como antes e o estresse já estava quase me deixando doente, tomei coragem e larguei tudo. Estou agora estudando e comprando os equipamentos para montar meu próprio negócio e no momento não penso em dinheiro, penso em trabalhar com paixão, com amor. Pode parecer meio piegas e com certeza é um chavão, mas é sim necessário ter amor por aquilo que você faz.
Alguns acharam que eu tinha ficado doido por abandonar um bom emprego, que não exigia muito e pagava muito bem, mas acho ainda mais doido o cara que acorda puto todo dia para ir para um emprego que ele não gosta e toma remédios para ficar calmo e não ter um ataque durante o trabalho, isso sim é loucura! Quase todos os meus colegas de trabalho usam algum medicamento para permanecerem “felizes” com seus trabalhos! É sério mesmo!
Sinceramente, acho que o louco não sou eu. Eu apenas rompi um siclo de minha vida e vou iniciar outro e só. Não existe estabilidade, vivemos sobre uma casquinha de rocha que se move sobre magma incandescente, então esse papo de estabilidade é mentira, nunca sabemos o que virá no próximo dia e por isso acho que suportar situações ruins pode até ser necessário mas não todo o tempo. É necessário de alguma forma buscar por algo mais, ser feliz com o que você faz é imprescindível, ninguém é feliz o tempo todo, é claro. Sempre existem alguns obstáculos, mas isso é parte da vida, o que não pode é ser infeliz o tempo todo. Sonhar e ter perspectivas, mesmo que amanhã um meteoro destrua o planeta, já é suficiente para me deixar feliz hoje e se não vier nenhum meteoro fico feliz com a realização e com o próximo sonho.
A vida é um intervalo de tempo muito miúdo, não perca tempo e não tenha medo de mudar. Fazer a mudança é sempre melhor que ser mudado.
Feliz 2009, com muita cerveja para todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá td bem?
Me identifiquei mto com o seu post...pois estou atualmente na mesma fase..querendo mudar de profissão e virar fotógrafa. Queria saber se vc fez algum curso ou tem algum pra me indicar em São Paulo. Além disso, qual equipamento vc comprou? pensando em custoXbenefício pra quem está começando mas quer se profissionalizar o que vale a pena? mto obrigada bjs
juliana
Olá Juliana, td bom.
Respondendo suas perguntas: Sim fiz o curso de fotografia do SENAC e achei ótimo, eu já fotografava como hobby, mas ao fazer o curso aprendi muito mesmo. O equipamento que comprei, foi bastante coisa, em câmera foram duas XSi. Em eventos é muito importante, acho até indispensável ter dois equipamentos além de agilizar, pois não preciso ficar trocando lentes toda hora é uma segurança para o caso de falha. Nas pesquisas que fiz achei essa câmera como à melhor relação custo X benefício e se fosse comprar o equipamento hoje, provavelmente compraria o mesmo. Mas isso é para o meu caso, antes de vc pensar em comprar equipamento é bom estudar e pesquisar bastante, pois o equipamento depende muito do que vc que fazer profissionalmente.
Aconselho vc a se cadastrar no fórum http://forum.mundofotografico.com.br/ pois lá vc vai ter muito material e opiniões bem diferentes da minha para poder comparar e decidir por conta própria.
[ ]s
Formel
Parabens amigo, sua história é identica a minha.
Abraços
Josuel Bonfim
Postar um comentário