Ano novo chegando, natal já foi e toda aquela baboseira melosa de sempre, dá vontade de encher a cara de cerveja para aguentar. Bem, já que você, como eu, vai mesmo encher a cara, então ao menos faça isso com algum estilo.
Vou quebrar seu galho e dar duas ótimas dicas de livros que ensinam que uma boa cerveja vai muito além daquele lixo que o comercial chama de “boa”. Se às vezes você fica de saco cheio da AmBev e quer diversificar um pouco a bebedeira, mas sem cair na frescura do vinho, esses dois livros podem lhe ajudar bastante.
O primeiro do Arno Müller com o título de “Cerveja!” da editora ULBRA, já é um pouco antigo, mas ainda deve ser possível encontrar. Este livro fala principalmente da história da cerveja desde sua origem com os Sumérios, para os ignorantes no assunto fiquem sabendo que a cerveja é mais antiga que a escrita e até que a roda! Alguns consideram a invenção da cerveja como o fator determinante para a criação da sociedade civilizada e convenhamos, faz bastante sentido. Além da história este livro ainda traz muitas informações indispensáveis, a meu ver, incluindo algumas receitas para você fazer sua própria cerveja! Imagina se a civilização acabar mesmo em 2012 e a humanidade ficar que nem em Mad Max, quem dominar a fabricação da cerveja será tratado como um deus!
O segundo livro, na verdade ele é mais uma enciclopédia, é o “Larousse da Cerveja” do Ronaldo Morado. Fala (mais profundamente) da história da cerveja, mostra os tipos de cervejas, os processos de fabricação, as combinações gastronômicas, tipos de copos corretos, etc. É uma obra das mais completas já lançadas aqui em terra brasilis, um verdadeiro manual com muita informação e sem dúvida um livro muito bonito, muitas fotos e de excelente acabamento, ao contrário do anterior que é um livro bem mais simples.
Na verdade acho que as duas obras se completam, pois no “Larousse da Cerveja” faltaram as receitas para você ser tratado como um deus depois de 2012. Para quem gosta de uma boa cerveja e quer evoluir um pouco são livros que aconselho muito.
Que em 2010 você possa abusar de todos os excessos sem consequências, são meus sinceros votos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário