sexta-feira, 16 de maio de 2008

Os Bons Tempos do Atari

Quem nasceu antes do anos oitenta quase certamente teve a oportunidade de jogar no bom e velho Atari. A primeira vez que joguei foi na casa do meu primo, jogamos Keystone Kapers ou simplesmente jogo do guardinha. No natal ganhei o meu, na verdade um CCE clone do Atari. Passei várias horas na frente da TV jogando este e tantos outros jogos como Enduro, River Ride, Phoenix, Megamania, Hero, etc. Lembro como era difícil juntar uma graninha durante meses para ir na Mesbla escolher uma “fita”. Não sei o motivo de chamar os cartuchos de fita, mas sempre fui purista em relação a isso e vivia corrigindo meus amigos.


Aquele monte de caixas coloridas com personagens e naves cuspindo lasers e quando chegava em casa todo afoito para colocar logo o jogo e ... decepção o jogo era uma porcaria! Nunca me esqueci do Open Sesame, diziam que era um jogo revolucionário que falava com você! Na época nem pensei duas vezes - é esse que eu quero! Que bela porcaria de jogo, era horrível em todos os sentidos, os gráficos eram super toscos até para o Atari e a tal voz que falava com o gamer era um som bizarro irreconhecível tentando dizer Open Sesame quando o trouxa chegava no final da fase.


Apesar dessa decepção guardo lembranças muito boas do bom e velho Atari, a ponto de ter um emulador dele sempre comigo no meu Palm. Bons tempos esses em que ainda era necessário fazer uso da imaginação para acreditar que aquele triângulo era a sua nave destruindo uma frota de quadradinhos.


Embora eu goste de jogos modernos, acho que o 3D tirou um pouco da graça dos jogos, um bom exemplo é o fliperama que praticamente acabou. Sobrou umas poucas máquinas disputando espaço nos botecos com os caça níqueis e nos shoppings da vida, a era do jogo 3D acabou com a graça dos campeonatos caseiros, em que a galera da rua ficava toda apinhada na casa de alguém para ver quem somava mais pontos nos jogos da disputa. Claro que quando a disputa era na minha casa eu sempre botava o Phoenix, para garantir minha vitória, a galera tinha que disputar o segundo lugar, pois o primeiro já era meu. Mas eu também tinha minha vez de perdedor, um amigo sempre colocava aquela porcaria de decathlon (olimpíadas) e eu ficava quase sempre em último. Muito ruim aquele jogo em que você ficava cansado de verdade, era praticamente um Wii primitivo ou pré-histórico mesmo, e ainda destruía o joystick.

Bons tempos.







Nenhum comentário: