domingo, 5 de julho de 2009

Quais são suas referências?

Outro dia vi um site com vários links que apontavam para vídeos no youtube da famosa Patrulha Estelar, Yamato para os íntimos. Aquela música de abertura até hoje me dá vontade de bater continência. Patrulha estelar era um desenho que ficou muito popular aqui no Brasil na década de 80, passava na saudosa TV Manchete, a única emissora que realmente conseguiu concorrer com a Globo, se não me engano passava na parte da manhã. O desenho em si era uma epopéia heróica, com direito a auto sacrifícios e tudo. Na época não tinha a frescura que temos hoje por aqui, então era comum explosões, mortes, mortes em massa, mais explosões e até sexo! Coisa que nos desenhos de hoje não se vê mais, isso dava aos personagens uma certa complexidade só encontrada em “coisas mais sérias”.

Fico pensando na geração posterior a minha, que via Xuxa, Power Rangers e Cia. Toda uma geração que ou tem vergonha de falar o que assistia quando criança ou é tão acéfala que nem se dá conta ao que foi exposta. Engraçado, quando eu via esse desenho devia ter uns sete anos, mas lembro que assim que a Xuxa apareceu na Manchete eles pararam de passar Patrulha Estelar, ou seja, até nisso o desenho me ajudou, pois desde cedo aprendi a odiar a Xuxa o que me poupou de ser exposto a idiotização desneuronizante que ela provoca, como se fosse contaminação por radiação, a simples presença é suficiente para contaminar e como cigarro não existe níveis seguros de exposição.

Hoje vemos uma certa moda que remete aos anos 80 e tenho a impressão que é uma moda que vai demorar um pouco a passar, pois o que foi os anos 90? A coisa mais emocionante dos anos 90 foi a popularização da internet, não lembro mais nada que seja digno de nota.

Para matar um pouco das saudades a abertura que era televisionada aqui no Brasil.

Nenhum comentário: