terça-feira, 18 de agosto de 2009

Vendendo a Alma para o Diabo


Todo mundo conhece a história de Fausto, Goethe escreveu o que mais tarde se tornaria uma série de filmes adaptados das mais variadas formas indo da genialidade a estupidez. O que quero dizer, na verdade indicar, não estou sugerindo que ninguém venda coisa nenhuma, apenas quero indicar um filme. Um filme perturbador que chega a ser surreal, aterrorizante e cômico. Faust de Jan Svankmajer lançado em 1994 uma produção Tcheca, francesa, inglesa de baixo orçamento, mas que me surpreendeu. O título original, para quem quer procurar na internet é “Lesson Faust”.

Assisti a esse filme na madrugada, no Cine Conhecimento que passa no Futura e achei muito interessante os comentários da Leandra Leal. O filme mistura teatro, títere, stopmotion, massinha, etc. É uma panacéia de técnicas e às vezes chega a ser cômico mesmo, mas às vezes é aterrador. Vale à pena procurar por este filme.

Uma coisa que não entendo é por que Fausto vende a alma para o diabo em troca de vinte e quatro anos (no filme ele vende em troca de vinte e quatro ou vinte e dois, não lembro)? Pombas! Por que ele não pediu quatrocentos, ou mil, sei lá. Burro.

Nenhum comentário: